quinta-feira, 30 de outubro de 2008

De acordo com os dados mais recentes da firma de pesquisa Strategy Analytics, o embarque global de celulares no terceiro trimestre de 2008 cresceu decepcionantes 5% em relação a igual período de 2007, alcançando 303 milhões de unidades. Atribui-se o mais fraco resultado desde 2002 a um desaquecimento nos mercados emergentes.

Bonny Joy, analista da Strategy Analytics, disse em nota à imprensa que “o embarque mundial de aparelhos cresceu 5% ano-a-ano, para 303 milhões de unidades, durante o terceiro trimestre de 2008. Este foi o crescimento mais fraco desde o quarto trimestre de 2002. Após um oscilante primeiro semestre, a demanda esfriou repentinamente nos mercados emergentes devido ao sentimento de incerteza do consumidor e preocupações com o cenário econômico”.

Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics, acrescentou que quatro dos seis maiores vendedores de aparelhos celulares registraram crescimento anual global de 5% ou menos no terceiro trimestre de 2008. “Nokia, Samsung e LG relataram vendas fracas em grandes regiões em desenvolvimento, como China, Índia, Rússia e América do Sul. Como esperado, os mercados desenvolvidos permaneceram estáveis, mas os mercados emergentes esfriaram inesperadamente e isso puxou para baixo a taxa de crescimento médio”.

Outras descobertas inclusas no relatório da Strategy Analytics sobre o mercado global de celulares no terceiro trimestre de 2008 incluem:

* O embarque global de aparelhos iPhone da Apple cresceu impressionantes 516% ano-a-ano, alcançando 6,9 milhões de unidades no 3º trimestre de 2008. A Apple ultrapassou a RIM, fabricante do produto concorrente BlackBerry, para tornar-se a sexta maior fabricante de celulares do mundo;
* A Motorola embarcou 25,4 milhões de aparelhos no período, menos que o esperado. A Sony Ericsson ultrapassou a Motorola e tornou-se a terceira maior fabricante do mundo pela primeira vez desde que as duas empresas (Sony e Ericsson) se uniram, em 2001.

A tabela abaixo mostra os seis maiores fabricantes de celulares do mundo em número de unidades e em percentual de mercado.

Fonte: Strategy Analytics
Tags: Apple, BlackBerry, iPhone, LG, Nokia, Research In Motion, RIM, Samsung, Strategy Analytics

Nenhum comentário: