quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA



Quando aprendemos a ser individualistas?
Ainda criança criamos o hábito de dividir, tudo que é nosso compartilhamos com os amigos. Basta crescermos um pouquinho e começam a dizer o que é importante na vida: aquela roupa de marca, aquele celular de última geração, aquele carro do ano. Naturalmente começamos a julgar as pessoas por aquilo que elas tem e passamos a conjugar o verbo querer. Eu quero este tênis, quero aquele celular, eu quero, eu quero?
Na pré-adolescência aprendemos outro verbo o precisar. Eu preciso comprar aquela jaqueta da Nick, eu preciso comprar um celular melhor, eu preciso, eu preciso?
Na adolescência aprendemos o verbo comprar e sair. Quero comprar uma roupa nova para sair com meus amigos para irmos ao cinema. Preciso daquele tênis da Adidas, tenho que comprar o quanto antes, tudo mundo já o tem, não posso sair assim!
Na fase pré-adulta aprendemos que precisamos ser independentes, ou seja, queremos um espaço só nosso, logo pedimos alto de mesada.
Aos fazermos 18 anos aprendemos a dizer: sou dono do meu próprio nariz! Acho que não devemos dar satisfação a ninguém e que somos livres para fazer o que bem entendermos. O fato é que continuamos dependendo de nossa família para tudo, só mudou o discurso. Esse novo discurso inclui fazer voto de protesto, aquele voto de idiota que acha que votando em nulo fará uma revolução ou ainda que votando naquele palhaço estará dizendo quem realmente é, uma pessoa autêntica e de personalidade! A verdade é continuamos sendo egoísta, burro e hipócrita e quando iremos crescer?
Dizem que a casa dos 30 revela nossa maturidade, alguns chegam nessa idade e continuam assistindo desenhos da Disney! Não posso falar, ainda não cheguei lá.

Nenhum comentário: